16 de julho de 2012

Mistério em NY

Mistério em Manhattan – código secreto agita a cidade e a internet
No dia 11 de julho, o usuário do Reddit delverofsecrets criou um post no site de fóruns. O tópico foi batizado de Today, a homeless looking man handed me $50 and this note. Do any of you have any idea what it means? (Hoje, um cara sem-teto me deu 50 dólares e esse bilhete. Alguém sabe o que isso significa?).

No post, ele incluiu a foto do bilhete e da nota. Os usuários do Reddit começaram uma discussão sobre o mistério e as imagens foram transferidas para a área do site especializada em criptografia. Duas horas depois, o usuário SirSpam28 identificou a mensagem usando uma técnica chamada Cifra Bífida, substituindo os G’s por A’s. O código então diria (traduzido): “Tem muito mais dinheiro para quem entender essa mensagem. Prepare-se para encontrar-se comigo no dia 19 de julho entre a 5th e a 6th Street, em uma banquinha de cachorro quente, na frente do café Rue 57. Procure pelo Mr. Input”.

A situação foi tão estranha e viralizou de tal forma que as pessoas começaram a se perguntar se tudo não se trataria de uma campanha para promover o filme Batman – The Dark Knight Rises, com um quebra-cabeças digno do vilão Charada.

Algumas horas depois da mensagem ter sido decodificada, o usuário delverofsecrets diz ter recebido uma mensagem privada via reddit, de um usuário que diz ser o homem “sem-teto” que entregou o bilhete a ele. Aparentemente, o cara lembrava da mochila personalizada com seu nome que ele carregava naquele dia. A mensagem (traduzida) era algo assim:

“Você pode não acreditar em mim, mas eu lembro de sua mochila personalizada – aqui ele descreve a mochila do usuário. Você pediu ajuda de amigos e agora a oferta serve para eles também. Aqui está o próximo passo:
WY JLRR QUBPKSJ IL NDLM OQD OUCEQMWKGXI CSH RFRM XL WEZUXKJ. YME QLPRBAZ OQD TPVJG HPM UK CQJS H. PPVD BFSRST NJYT KR.BFPU EWP BMHY BTK WL VGB FXK R PXFE DTC GPBQL QWHKI JFA QRPE EJW EYC KLJ HCB JHGN.

A tradução desse código também foi providenciada por usuários do Reddit e significa algo como “Você conseguiu decifrar a mensagem com a ajuda de seus amigos. Encontre a jaqueta azul entre a 6th Street e a 56th street, no dia 12 de julho, as 16 horas, e conte a ele que você é o último”.

A agitação na internet foi tanta que uma verdadeira multidão se reuniu no local e teve até streaming da reunião. Um velhinho de azul apareceu por lá e foi abordado por todo mundo, mas ele negou saber de qualquer coisa da história. Depois de encontrarem com o usuário que começou o post, a multidão se dissipou, sem ter visto nada de extraordinário.

E aí, o que você achou desse mistério? Jogada de marketing? Maluquice do usuário original, que só queria chamar a atenção? Ou algo de extraordinário ainda está para acontecer?

------------------------------
Massa, mistéeeeeeeeeeeeerio

Nenhum comentário: