29 de julho de 2012

Imagens Hubble

VIAGEM NO TEMPO
Quando o Hubble mira seu foco sobre regiões muito distantes, é como se fotografasse o passado: sua câmera captura a luz emitida há bilhões de anos pelas estrelas. Assim, os astrônomos podem ver como as galáxias eram quando o Universo era “jovem” e entender melhor como ele se formou.

CASAMENTO GALÁTICO
Era uma vez duas galáxias, que há cerca de 200 milhões de anos se cruzaram pelo Universo e... estão se chocando até agora, para se tornarem uma só. Ainda é possível identificar os núcleos originais das duas chamadas galáxias Antenas, alaranjados na imagem. As áreas mais azuis são regiões de intensa formação de estrelas – bilhões delas nascem durante a colisão – e as manchas rosas ao redor são nuvens de hidrogênio, gás liberado no processo.
Editora Globo


FAMA PASSAGEIRA
O ponto vermelho da imagem é uma pequena estrela chamada Monocerotis, que provavelmente passaria toda sua existência num intergalático anonimato. Em 2002, porém, o astro teve seus 15 minutos de fama, quando uma explosão fez dele o mais brilhante da Via Láctea – 600 mil vezes mais forte que o Sol. O Hubble fotografou um “eco de luz”: raios emitidos por ela refletiram em nuvens de poeira ao seu redor e chegaram ao telescópio bem depois da explosão.
Editora Globo

Mais no post da Galileu

Nenhum comentário: