18 de maio de 2012

Orloj - O Relógio Astronômico

O Orloj é um relógio astronômico medieval, localizado em Praga, capital da República Checa . Foi construído em 1410.

Foto do relógio


Como funciona ctrl+c da wikipédia

O mostrador astronômico.

O mostrador astronômico é forma mecânica do astrolábio, instrumento muito usado pela Astronomia medieval. De outro modo, o mostrador astronômico pode ser visto como planetário primitivo, que mostra o estado atual do Universo.

O fundo do mostrador astronômico representa o Planeta Terra (com Praga como seu centro) e o céu e, no entorno disso, há quatro dos principais componentes móveis: o anel zodiacal, mais interno e que circunda a representação do planeta, um anel rotatório externo, um ícone representando o sol e outro representando a lua.

As letras de ouro ultra-periféricas em um anel preto ao redor do relógio indicam o Tempo Antigo Checo usando símbolos conhecidos como numeral Schwabacher.


Fundo estacionário

O fundo estacionário representa a Terra e a visão local do céu. O fundo azul, bem no centro, representa a Terra e o azul na parte de cima representa a parte do céu que está acima da linha do horizonte. As áreas vermelhas e pretas representam a porção celestial abaixo da linha do horizonte. Durante o dia, o sol move-se em cima da área azul. Durante o nascer e o pôr-do-sol, ele move-se pelas áreas avermelhadas. A parte vermelha a oeste (esquerda) representa a aurora, assim como a parte leste, à direita, simboliza o horário do crepúsculo. Essas mesmas regras valem para a localização da lua.

Os números romanos em dourado, na borda mais externa do círculo azul, seguem a escala de 24 horas diárias e mostram o horário local de Praga (fuso horário centro-europeu). As linhas douradas curvas, que dividem a parte azul do mostrador em 12 partes, demonstram os “horários desiguais”. Esses horários equivalem a um doze-avos do tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol e variam na proporção em que o tempo de luminosidade de cada dia aumenta ou diminui, conforme a época do ano.


O anel zodiacal

Na área interna do anel preto mais externo, há um outro anel móvel, que marca os signos do zodíaco e indicam o movimento das estrelas. A pequena estrela dourada mostra o eqüinócio de verão (ao passo que, no hemisfério sul é o mesmo dia do eqüinócio de inverno) e o horário estelar pode ser lido na escala com os números romanos.


A antiga escala de tempo checa.

No extremo externo do relógio, numerais dourados Schwabacher estão presos em um fundo preto. Esses números indicam o tempo antigo checo (ou "horas italianas"), com as medidas começando em "1" no pôr-do-sol. Esse anel move-se durante o ano para coincidir com o horário do pôr-do-sol


Sol

O sol dourado move-se em torno do círculo zodiacal, mostrando sua posição na eclíptica da terra. O sol está colocado a um braço com uma mão dourada e, juntos, estes objetos mostram o horário de três maneiras diferentes:
- A posição da mão dourada sobre os números romanos no fundo mostram o horário local de Praga;
- A posição do sol sobre as linhas curvas douradas do fundo mostram o tempo nas Horas Desiguais; e,
- A posição da mão dourada sobre o anel externo indica o tempo decorrido na Velha Escala Tcheca.

Adicionalmente, a distância do Sol do centro do mostrador mostra o horário do nascer e do pôr-do-sol.


Lua

O movimento da lua na elíptica é mostrado, assim como o sol, embora a velocidade seja muito mais rápida. A esfera semi-prateada da lua mostra a fase lunar.

Tbm a cada hora alguns bonceos se mexem (tipo um relógio de cuco), o q pode ser visto nesse vídeo e tá explicado no artigo da wikipédia



Vale a pena ver tbm a projeção q fizeram em comemoração aos 600 anos do relógio

Nenhum comentário: