7 de março de 2012

Quanto Custa Fazer Uma Pirâmide

Quanto custaria construir a Grande Pirâmide de Gizé?
A Grande Pirâmide de Gize, ou de Quéops, foi construida há 4500 anos – mas é tão grande e tão simétrica que é muito difícil imaginar como os egípcios teriam colocado a estrutura de pé.

Ela tem 230 metros de largura em cada lado, quase 150 metros de altura e é feita de 2,3 milhões de pedras (cada uma pesando cerca de 3 toneladas, fechando o peso total em 6,5 milhões de toneladas).

Relatos do Egito antigo dizem que ela foi construída em apenas 20 anos, o que significa que uma pedra era colocada lá a cada 5 minutos, pelo menos, durante este período. Para isso, uma enorme força de trabalho – 4mil escravos – seria necessária.

Mesmo com a tecnologia atual, uma grande mão de obra seria necessária para replicar a construção – cerca de 2mil operários, trabalhando durante 5 anos. Seriam usados guindastes, motores, carros e até helicópteros. Tendo isso em vista, estima-se que reconstruir essa maravilha do mundo antigo custaria 8,6 bilhões de reais.



Até hoje, não se sabe exatamente como a pirâmide foi feita, embora a teoria mais recente seja a de que as pedras eram empilhadas de dentro pra fora, através de uma rampa interna que ia até o topo da construção. Pesquisadores da Universidade de Laval, em Quebec, planejam fazer uma investigação em infravermelho por dentro da pirâmide, revelando se houve ou não essa estrutura em seu interior.

A teoria antiga, de que havia uma rampa externa que circulava toda a pirâmide está desacreditada porque, para construir uma rampa larga suficiente para empurrar pedras gigantes, seria necessário o dobro de rochas do que o usado na própria pirâmide.
------------------
Eike Batista: Pode fazer no meu quintal.
Aproveita e faz duas dessas hehehe

Nenhum comentário: