28 de dezembro de 2011

Prêmio Nobel - 10 Premiados Mais Importantes

Os prêmios Nobel tornaram-se a recompensa mais prestigiosa nos meios acadêmicos do planeta. Os laureados, além de modelos em pesquisa científica, são também os mais dignos representantes no campo da defesa dos direitos do homem.

Alfred Nobel, nascido em 1833, em Estocolmo, Suécia, tornou-se milionário por causa de suas numerosas descobertas na área de explosivos, em especial a dinamite, a qual descobriu em 1866 e que passou a ser comercializada em grande escala no final do século XIX. Detentor de mais de 350 patentes, fundou companhias e laboratórios em cerca de 20 países. Escreveu poesia e drama e chegou a pensar em se tornar escritor. Idealista e consciente dos perigos que envolviam o uso indevido de sua invenção, sempre apoiou os movimentos em prol da paz.

Dono de um gigantesco império industrial, Nobel deixou, ao falecer em 1896, uma grande fortuna destinada à criação de uma fundação que deveria financiar, anualmente, cinco grandes prêmios internacionais. Dentre esses prêmios, quatro deveriam destinar-se àqueles que se destacassem em suas descobertas em Física, Química, Medicina e Literatura. Seu testamento especificava também um prêmio para quem mais se empenhasse em prol da paz e da amizade entre as nações. Em 1969, foi acrescentado mais um prêmio, para as Ciências Econômicas.

Vamos aos 10 mais importantes ganhadores
10. Marie Curie

nobel

Componente de uma família que levou cinco prêmios Nobel de Física e Química, Marie Curie também é notável por ser a primeira mulher a ganhar o prêmio, em 1903. Naquele ano ela foi reconhecida, ao lado de seu marido e outro cientista, pela sua pesquisa no campo da radiação. Em 1911, ela se tornou a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel, quando levou para casa o reconhecimento pela sua descoberta e pesquisa sobre dois novos elementos químicos: o rádio e polônio. Infelizmente o final da vida de Marie não foi tão feliz, tanto que ela faz parte de outras duas lista aqui no Hype a dos 10 Inventores mortos por suas criações e dos 10 Cientistas ‘destruídos’ por seus próprios experimentos.

9. Martin Luther King Jr.

nobel

O ativista pelos direitos civis nos Estados Unidos foi a pessoa mais jovem a ser reconhecida pela Fundação Nobel. Ele ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1964, aos 35 anos, pelo seu trabalho para combater a discriminação racial por meios não-violentos.

Os outros 8 aqui

Os brasileiros que já bateram pela Super na trave para ganhar um Nobel (interessante) acesse aqui

Infográfico gigante e semi-incomprensível da Galileu sobre os 110 anos do nobel aqui

Mais sobre o nobel

Nenhum comentário: