Uma das mais antigas bebidas do mundo, com mais de 6 mil anos de existência, a cerveja é dimóis uahahaha.
O Dia Internacional da Cerveja é comemorado dia 05 de agosto e tem 3 regras
1 - Estar com amigos para saborear a cerveja
2 - Celebrar com responsabilidade
3 - Ter o sentido de união mundial com outros comemoradores com cervejas de todas as nações e culturas
A cerveja chegou ao Brasil em 1808 trazida pela família real portuguesa de mudança para o então Brasil colônia. Consta que o rei, apreciador inveterado de cerveja, não podia ficar sem consumir a bebida.
Na maioria dos casos, as cervejas são feitas com água, cevada maltada e lúpulo, fermentados por levedura. Algumas cervejas utilizam outros cereais ao invés da cevada como trigo (as chamadas Weissbier), arroz, milho, aveia e centeio.
Um resumo sobre os ingredientes da cerveja:
Água
90% da cerveja é feita de água e vou resumir o processo de fabricação
No passado, as características minerais da água influenciavam grandemente o sabor final de uma cerveja, facto que dependia também da região do mundo donde essa água e cerveja provinham. Hoje em dia, quase todos os tipos de água podem ser quimicamente ajustados
Lúpulo
O lúpulo (Humulus Lupulus) é uma trepadeira perene de origem europeia, cujas flores fêmeas apresentam grande quantidade de resinas amargas e óleos essenciais, os quais conferem à cerveja o seu característico sabor amargo. Para além desta qualidade, também lhe são atribuídas outras virtudes: contribui para uma maior resistência aos microrganismos indesejáveis graças ao seu poder anti-séptico, abre o apetite e fortalece o sistema nervoso.
Trata-se de uma cultura típica dos climas frios do hemisfério norte, sendo que os maiores produtores são os EUA, a França, a Alemanha, a Rep. Checa, a Eslováquia e vários países pertencentes à antiga Jugoslávia. No Brasil não existem condições climáticas adequadas à produção de lúpulo.
Malte
O malte tem origem na germinação de cereais sob condições ambientais controladas e pré-determinadas. O principal objectivo deste processo é a obtenção de enzimas, que provocam modificações nas substâncias contidas no grão. A qualidade do malte é de primordial importância para a excelência de uma cerveja.
O malte utilizado em cervejaria é maioritariamente obtido a partir de cevada:
Malte, portanto, é, em geral, o grão de cevada que foi submetido a um processo de germinação controlada para desenvolver enzimas e modificar o amido, tornando-o mais macio e solúvel.
A indústria brasileira usa bastante milho ao invés da cevada (um cálculo empírico do site brejas, diz q 3/4 do cereais da cerveja são proeminientes do milho) como forma de cortar custos.
Mais sobre os ingredientes e a fabricação no artigo bem completo do Cervejas do Mundo e na Wikipédia
Um extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário