Com a liberação de Muricy negada pelo Fluminense o caminho se abriu para Mano Menezes ser o técnico da seleção. Mano tem 48 anos, é gaúcho de Passo do Sobrado (??) e foi zagueiro em clubes amadores em sua juventude, não chegando a virar profissional.
Mano Menezes capitão do Guarani-RS de 1988 (saudoso Guarani de 1988, um timaço uahahaha) onde foi campeão amador, convertendo o último pênalti que garantiu a classificação para série B do gauchão.
Cursou educação física e começou a treinar equipes do interior gaúcho tendo destaque em conseguir com que o modesto XV de Novembro fique com o terceiro lugar da Copa do Brasil de 2004. Logo após teve um bom aproveitamento pela equipe do Caxias (63,8%) e foi contratado pelo Tricolor gaúcho.
Foi contratado pelo Grêmio para superar a Série B, e com bastante dificuldade graças ao elenco pereba (salvo algumas execeções) tudo acabou na famosa batalha dos Aflitos. Também foi vice-campeão da Libertadores da América em 2007 como o Grêmio, que contava com um time tecnicamente limitado.
Depois disso foi contratado pelo Corinthians novamente para superar a Série B, mas dessa vez de forma incontestável com 4 rodadas de antecipação. A partir daí conquistou o campeonato paulista de forma invicta e a Copa do Brasil de 2009, levando o "Timão" para a Libertadores da América no ano do centenário (2010). Foi até as oitavas de final onde perdeu para o Flamengo. A partir daí era só campeonato brasileiro, onde deixou o Corinthians na vice-liderança do Brasileirão para assumir o cargo de técnico da seleção.
Como técnico em como principais títulos
Grêmio
* Campeonato Brasileiro Série B: 2005
* Campeonato Gaúcho: 2006, 2007
Corinthians
* Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B: 2008
* Campeonato Paulista: 2009 (Invicto)
* Copa do Brasil: 2009
Agora uma entrevista de mano pra Mano
Na minha opinião vai ser bastante criticado de início, pois é um técnico que tem como característica vitórias mais simples, vencendo poucas vezes de goleada, sendo chamado de retranqueiro por alguns (matéria mutio boa da folha). Sua principal característica é ele fechar com os grupos que forma e apostar num sistema tático embasado com defesa forte. Boa sorte Mano nessa jornada, pra mim, depois do Felipão era a melhor opção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário